ABIMDE

Com o fim da missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (Minustah), após 13 anos, os brasileiros trazem de volta mais do que tropas e equipamentos. A operação, que custou mais de R$ 1,5 bilhão ao Brasil no período (veja gráfico abaixo), permitiu, entre outras coisas, que o país adquirisse expertise militar para combater criminosos em áreas urbanas, além de propiciar relacionamento com militares do mundo inteiro.
A Minustah deu ainda ao Brasil certo destaque no cenário internacional, em especial na América Latina, como agente capaz de atuar política e diplomaticamente em missões internacionais para manutenção de paz.
No Haiti, o Exército testou, em 2007, durante a pacificação da favela Cité Soleil, a maior e mais violenta do país caribenho, planos desenhados para possíveis ações em comunidades do Rio de Janeiro, e que serviram de modelo para a forma como seria a ocupação do Alemão e da Maré, que ficaram sob responsabilidade do Exército.
"Se as Forças Armadas conseguiram subir o Morro do Alemão e entrar em várias localidades do Rio de Janeiro, foi porque desenvolveram essa doutrina de atuação em ambiente urbano, que não existia nas Forças Armadas brasileiras"
Gunther Rudzit
"Se as Forças Armadas conseguiram subir o Morro do Alemão e entrar em várias localidades do Rio de Janeiro, foi porque desenvolveram essa doutrina de atuação em ambiente urbano, que não existia nas Forças Armadas brasileiras. Por isso, estamos vendo hoje uma maior atuação em missões de garantia da lei e da ordem aqui no Brasil", diz Gunther Rudzit, professor de relações internacionais da ESPM. "Sem esse aprendizado lá, muito provavelmente teria sido muito mais arriscado e comprometedor para as Forças Armadas atuar nessas comunidades próximas", diz.
Matéria completa em:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/experiencia-militar-e-destaque-internacional-estao-entre-legados-que-missao-de-paz-no-haiti-deixa-ao-brasil.ghtml
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900