ABIMDE
por Ivan Plavetz
A Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), através da sua subsidiária Mectron de São José dos Campos (SP), assinou com o Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx) um novo contrato que dá continuidade aos ensaios de avaliação do lote-piloto do Sistema de Armas Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC, produzido pela empresa e entregue no decorrer de 2013 e 2014 para o Exército Brasileiro e para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Esse contrato prevê desenvolvimento de um giroscópio (dispositivo usado para indicar as mudanças de atitude de voo do míssil) com novos requisitos técnicos, como também a fabricação e integração nos mísseis já entregues e que serão usados no processo de avaliação.
Prevista para ser finalizada em 2015, a campanha de avaliação consiste em uma série de ensaios e testes de caráter técnico e operacional, incluindo no âmbito da parte final com o lançamentos de vários mísseis. A grande maioria dos testes é realizada no Campo de Provas da Restinga da Marambaia.
O MSS 1.2 AC é um sistema de armas para lançamento de míssil superfície-superfície, anticarro de médio alcance, guiado a laser, para uso de tropas posicionadas no solo ou embarcadas em viaturas. É composto de munição (míssil e tubo lançador) acoplada a uma unidade de tiro que tem a função de engajamento de alvos e guiamento, resultando em um sistema leve, de fácil transporte e rápida entrada/saída de posição. Sua guiamento do tipo "beam-rider" é altamente imune a contramedidas e seu sistema de propulsão, que não deixa rastro de fumaça (smoke less), proporciona segurança ao atirador evitando que sua posição de tiro seja identificada.
Além de munições e unidades de tiro, também foram entregues para o Exército e para Marinha equipamentos de testes e simuladores para o treinamento de atiradores.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900