ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Empresas alimentícias apresentam soluções tecnológicas para as Forças Armadas

Por Ministério da Defesa. Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 04/11/2015

O VI Seminário de Alimentação das Forças Armadas recebeu no segundo e último dia do encontro (29/10), o depoimento de empresários da cadeia produtiva alimentar e serviços, disposta a fornecer soluções tecnológicas para a Marinha, Exército e Aeronáutica.

O diretor da Cellier Alimentos, José Luiz Favrin, apresentou o aprimoramento da ração operacional ao longo dos tempos. Lembrou fatos épicos do general cartaginês Aníbal (247-183 aC), um dos maiores estrategistas militares, que derrotou os romanos na batalha de Canas, considerada a mais sangrenta, até então, da história.

Em apenas 4 horas, cerca de 50 mil cartagineses, entre Infantaria e Cavalaria, derrotaram o exército romano composto por 86 mil homens, sendo que 50 mil morreram em combate. "Os romanos aprenderam muito com a perda e melhoraram a sua Intendência, e perceberam, mais do que nunca, que era fundamental suprimentos. Desta forma, a área militar foi pioneira no uso da alimentação e tecnologias, proporcionando às tropas uma boa condição sensorial", comentou.

Favrin citou o cônsul romano Paulo Emílio que, em aproximadamente 10 AC, disse que "o acampamento é uma segunda pátria e, para cada soldado, a tenda é a casa e o lar". Este conceito fez com que o Império Romano se expandisse rapidamente e a preocupação com a subsistência fosse um premissa dentro dos exércitos.

De acordo com o empresário paulista, em 1795 o cientista Nicolas Appert recebeu um prêmio do imperador Napoleão por preservar alimentos por uma semana. Mas foi a partir do século XX que se iniciaram os primeiros estudos para a conservação dos alimentos, até chegar aos dias atuais, das rações termoprocessadas com alimento pronto para o consumo, em pouchs esterilizados (embalagens flexíveis).

Com sede em Campinas (SP), a Cellier é atualmente a única empresa que fornece rações operacionais termoprocessadas às Forças Armadas. A fábrica produz cerca 400 mil rações. Ao Exército, são fornecidos seis cardápios; para a Marinha, são cinco pratos; e a Aeronáutica recebe três opções de rações.

A Cellier, em 2003, forneceu ração coletiva para o programa de inserção social de Angola e, em 2010, para as vítimas do terremoto no Haiti. A empresa não fornece alimentos apenas na área militar. No seu portfólio, há grandes e conhecidos clientes do setor de fast food.

Inovações da Vapza

A Vapza Alimentos, localizada em Castro (PR), relatou as inovações, praticidades e segurança na produção de alimentos longa vida. A gerente de marketing, Rose Sachet, relatou que a empresa atua desde 1995 no mercado de varejo e food service. Produz 20 toneladas de alimentos por ano, embaladas a vácuo, sem conservantes, e cozidos a vapor dentro das próprias embalagens.

Segundo a gerente, a empresa possui um mix de cerca de 19 produtos, incluindo vegetais, carnes, grãos e orgânicos, que têm validade de seis a 24 meses, dispensando refrigeração. "É umas das poucas empresas autorizadas a exportar pratos prontos, possuindo diversos certificados de órgãos reguladores, inclusive nos Estados Unidos, e de países árabes", complementou Rose.

Conforme a gerente, a tecnologia empregada do retort pouch, embalagem flexível esterilizável, onde o alimento recebe um tratamento térmico, permite que o produto tenha uma maior tempo de vida nas prateleiras, conservando o sabor dos alimentos, redução do peso da mercadoria, racionalização de estocagem e facilidade de transportar. "A esterilização elimina os microorganismos e a embalagem protege e impede a contaminação do alimento", completa Rose.

A segunda maior empresa global de alimentos, o grupo JBS, presente em 20 países e mais de 215 mil colaboradores ao redor do mundo, apresentou soluções tecnológicas e sua capacidade de atender os mercados interno e externo.

O gerente de produtos da JBS, Marcos Roque, detalhou as novas tecnologias em produção de alimentos. Segundo Roque, a JBS possui vários métodos de congelamento. "O processo mais comum é o túnel contínuo, por ventilação forçada, levando em torno de 18 a 24 horas para finalização".

No túnel em espiral, por exemplo, são processados produtos supergelados, como hambúrgueres, kibes e almôndegas. Também existem processos de congelamento para produtos já cozidos para o mercado institucional e para o varejo, prontos para o consumo. Roque acrescentou que a empresa possui produtos com a técnica de esterilização, garantindo maior segurança dos alimentos, como a carne cozida, o feijão, entre outros.

A FoodBox Tecnologia de Alimentos detalhou soluções em pontos remotos de alimentação. Conforme o diretor Amauri Pelloso, a empresa oferece cozinhas modulares, em conteineres, capazes de produzirem de 100 a 10.000 refeições diárias. "Oferecemos meios para diagnósticos e planos de operações, conseguimos preparar alimentos mantendo o índice de nutrientes adequados e higienização", informou Pelloso.

Há 40 anos no mercado, a FoodBox elabora também projetos para eventos com cardápios temáticos, praças de alimentação e outros equipamentos de entretenimentos. A empresa disponiliza espaços para a triagem e recebimentos dos produtos, passando por câmaras frias, vestiários, restaurante, até chegar na captação e tratamento de água e efluentes.

Ao final do evento, que visa lançar as bases do Projeto Estratégico de Defesa e Cultura Alimentar das Forças Armadas, os participantes do seminário puderam degustar alguns produtos das empresas.

Veja também
ABIMDE destaca atuação brasileira ao completar agenda na EDEX 2025 Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 04/11/2015
ABIMDE encerra Expodefensa 2025 com novas conexões institucionais Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 04/11/2015
ABIMDE participa da solenidade pelos 72 anos do DCTA em São José dos Campos Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 04/11/2015
ABIMDE inaugura o Espaço Brasil na Expodefensa 2025 Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 04/11/2015
Ver mais
Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2025

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.