ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, recebe convidados na celebração do Dia do Estado

Data é comemorada em memória a dois eventos da Revolução Sérvia
Por ABIMDE. Atualizado em 28/02/2024 - Publicado em 28/02/2024
Veja também
Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos Por ABIMDE Atualizado em 28/02/2024 - Publicado em 28/02/2024
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems Por ABIMDE Atualizado em 28/02/2024 - Publicado em 28/02/2024
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE Por ABIMDE Atualizado em 28/02/2024 - Publicado em 28/02/2024
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas Por ABIMDE Atualizado em 28/02/2024 - Publicado em 28/02/2024
Ver mais

No dia 22 de fevereiro de 2024, foi realizada uma recepção na embaixada da República da Sérvia em Brasília por ocasião do Dia do Estado da Sérvia.

A primeira embaixada inaugurada na nova capital brasileira foi a então embaixada da ex-Iugoslávia, que tem como sucessora a Sérvia.

O recém-designado embaixador Aleksandar Ristić, que chegou ao Brasil há três semanas, e sua vice, Jelena Blažević, abriram as portas da reformada embaixada e organizaram um evento para amigos da Sérvia.

A recepção contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, do Itamaraty, do Governo do Distrito Federal e de outros estados da federação, da Polícia Federal, embaixadores e diplomatas, empresários, analistas, além da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e de todo o Brasil, bem como jornalistas e membros da diáspora sérvia.

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) marcou presença na comemoração representada por seu presidente-executivo, general Aderico Mattioli. 

Na ocasião, o oficial-general parabenizou o embaixador Aleksandar Ristić pela data, e destacou o evento como uma oportunidade de estabelecer relações para promover a cooperação, compreensão mútua e resolução de questões globais. “Agradeço o comprometimento da Embaixada em fortalecer os laços diplomáticos e promover a compreensão entre nossas nações”, disse.

 

Grupo de pessoas em estação de trem

Descrição gerada automaticamente

 

A participação da orquestra de Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a execução dos hinos nacionais da Sérvia e do Brasil abrilhantaram o evento.

No seu discurso, o embaixador Aleksandar Ristić ressaltou que o Dia do Estado Sérvio é comemorado em memória de dois eventos da Revolução Sérvia que ocorreram em 15 de fevereiro – a Primeira Revolta Sérvia (1804), que deu início à luta pela libertação da ocupação otomana que durou quase cinco séculos, e a adoção da primeira constituição sérvia (1835). 

Embora essa constituição tenha ficado em vigor durante apenas 55 dias, o seu espírito libertário é uma inspiração na Sérvia. Ainda hoje as atuais gerações de líderes e cidadãos encontram nela a força para preservar a unidade nacional e a integridade territorial da Sérvia e para trabalhar no seu desenvolvimento.

A Sérvia e o Brasil tradicionalmente mantêm uma excelente cooperação e apoiam-se mutuamente. As relações diplomáticas foram estabelecidas em 1938 e caracterizam-se por um elevado nível de acordo sobre as questões internacionais mais importantes. Existe a possibilidade de desenvolvimento e cooperação em várias áreas, com ênfase na agricultura, tecnologias da informação, cultura, comércio e defesa.


Com informações do Portal Mundo Diplomático
 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.