ABIMDE
O Exército Brasileiro (EB) trabalha para transformar a Infantaria Motorizada em Mecanizada. O Projeto Estratégico Guarani é o responsável por isso. “O Programa Guarani integra o Portfólio Estratégico do EB e entrega à Força Terrestre uma nova capacidade: a mecanização de boa parte de suas grandes unidades operacionais”, explica a Força.
Com índice de nacionalização superior a 60%, a nova família de blindados de rodas do EB pretende retomar a capacidade da Base Industrial de Defesa (BID) de trabalhar na fabricação dos meios. Segundo a Força Terrestre, o programa proporciona avanços tecnológicos e de qualidade, por meio de transferência de tecnologia e qualificação técnica de mão de obra nacional, contribuindo para geração de emprego e de renda.
PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI
Ainda de acordo com o EB, o Guarani visualiza os seguintes tipos de ações:
URUTU X GUARANI
O primeiro fruto dos trabalhos foi a Viatura Blindada para Transporte de Tropa, Média de Rodas (VBTP-MR), de tração 6×6, que irá substituir as viaturas URUTU, fabricadas pela ENGESA, e em uso há mais de 40 anos no Exército. O processo de obtenção das demais versões das viaturas 6×6, bem como da viatura de reconhecimento, de tração 8×8, está previsto no planejamento geral do Programa.
ARMAMENTO
A nova família, também composta pela aquisição de viaturas blindadas de tração 4×4, será integrada por modernos sistemas de armas, com capacidade de letalidade seletiva, e de um flexível sistema de comando e controle, de modo a permitir sua atuação nos conflitos em amplo espectro.
O Guarani atua, igualmente, na área de preparo e capacitação de pessoal, formando operadores e mecânicos para todas as funções a bordo e em todos os escalões de manutenção. De maneira complementar, realiza a construção de infraestrutura mínima para que as Organizações Militares (OM) possam receber esses meios, especialmente pavilhões de manutenção e garagens de elevado padrão.
NOVAS AQUISIÇÕES
Todo o material obtido é apoiado por um suporte logístico integrado em todo o território nacional, a fim de entregar à Força Terrestre uma plena capacidade mecanizada. Em 2016, o Exército Brasileiro (EB) assinou contratos com a empresa IVECO, para a aquisição de 1.580 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP-MR), 6X6, Guarani, e com a empresa ARES Aeroespacial e Defesa, para a aquisição de 215 Reparos de Metralhadoras Automatizados X (REMAX).
Encontra-se em fase final de conclusão um contrato, também com a IVECO, para a aquisição da Viatura Blindada Multi Tarefa Leve de Rodas (VBMT-LR), 4X4. Há, ainda, em curso, uma licitação internacional para a aquisição de Sistemas de Armas Manuais. Além dessas aquisições de maior vulto, o Programa vem adquirindo, entre outros, os seguintes meios de emprego militar, produtos e serviços:
ORGANIZAÇÕES MILITARES
O Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), localizado em Santa Maria, RS, e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), sediada em Cascavel, PR, são as Organizações Militares encarregadas da realização das experimentações doutrinárias em curso.
Fonte: ID&S com inf. de EB
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900