ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

CNI apresenta o Plano de Retomada da Indústria

Entre as proposições de políticas prioritárias se destaca a missão 4: Defesa e Segurança Nacional, que apoia o desenvolvimento de elos estratégicos das cadeias do complexo industrial
Por ABIMDE. Atualizado em 17/05/2023 - Publicado em 17/05/2023
Veja também
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas Por ABIMDE Atualizado em 17/05/2023 - Publicado em 17/05/2023
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária Por ABIMDE Atualizado em 17/05/2023 - Publicado em 17/05/2023
FIDAE 2024: Colaboração e Oportunidades em Destaque na Indústria Aeroespacial e de Defesa Por ABIMDE Atualizado em 17/05/2023 - Publicado em 17/05/2023
Congresso Nacional de ESG Por Congresso ESG Atualizado em 17/05/2023 - Publicado em 17/05/2023
Ver mais

Elaborado pela Confederação NacionaI da Indústria (CNI), o Plano de Retomada da Indústria é uma publicação que propõe diversas medidas para a revitalização da indústria brasileira, como motor do desenvolvimento econômico, social e catalisador da inovação e do avanço tecnológico.
 
Entre as proposições de políticas por missões prioritárias se destaca a missão 4: Defesa e Segurança Nacional - Apoiar o desenvolvimento de elos estratégicos das cadeias do complexo industrial da defesa e segurança nacional, com foco em tecnologias de uso dual.

São seis etapas apresentadas, sendo a primeira a sensibilização da sociedade para desmistificar e fortalecer a imagem do setor de defesa, bem como sua relevância estratégica para nação e sociedade brasileira. A segunda tem como base a previsibilidade orçamentária, com sugestão de orçamento plurianual para o Ministério da Defesa em um horizonte de 10 anos.

O terceiro é foco e prioridade tecnológica, que tem por objetivo definir estratégia e priorização de tecnologias que garantam a interoperabilidade no campo militar e civil, priorizando e garantindo recursos para o desenvolvimento de tecnologias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O programa 4 trata de contrapartidas comerciais e tecnológicas, e o 5°, fontes de financiamento, que recomenda a flexibilização do uso do Fundo Constitucionalde Financi amento do Norte (FNO) para que “Empresas Estratégicas de Defesa” e “Empresas de Defesa”, homologadas e credenciadas pelo Ministério da Defesa, possam acessar os recursos do FNO, para  desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de defesa.

O último tópico aborda o engajamento de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) nacionais no desenvolvimento tecnológico aplicado à Defesa e Segurança, por meio do fomento ao desenvolvimento de conteúdo tecnológico local.

A ABIMDE parabeniza a equipe do CNI, em especial seu presidente, Robson Braga de Andrade, pelo espetacular trabalho realizado em nome da indústria nacional e, em particular, das Indústrias de Defesa e Segurança que se sentem tão bem representadas.
 
O documento na íntegra poderá ser acessado neste link.
 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.