ABIMDE
Às 15h35min da última quinta-feira (02/10), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) concluiu, com êxito, mais uma operação de lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). A atividade fez parte da programação do IV Fórum de Pesquisa e Inovação (FoPI), que aconteceu durante toda a semana nas instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e reuniu pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, além de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Neste ano, pela primeira vez, o evento está acontecendo em conjunto com o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). O professor da UFRN e um dos responsáveis pela parceria inédita entre o SBGEA e o FoPI, José Henrique Fernandez, acredita que o diálogo entre as instituições envolvidas vai abrir portas para parcerias futuras. “Conhecermos o CLBI, a infraestrutura disponível, a logística do lançamento e as características dos foguetes vai nos permitir, em curto prazo, colocar cargas úteis nossas nos próximos lançamentos”, afirma o professor. O professor acredita que a parceria pode colocar Natal como a capital aeroespacial nordestina, atraindo investimentos industriais e de pesquisa.
Segundo o diretor do CLBI, Coronel Maurício Alcântara, o evento já rendeu frutos. “Desde o início da semana, já fechamos parcerias para cinco projetos conjuntos, e a reitora da UFRN fez uma reunião para demonstrar interesse em viabilizar a criação do curso de engenharia aeroespacial na universidade”.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900