ABIMDE
Na quinta-feira, 08, foi finalizada em Riad – Arábia Saudita, a segunda edição do World Defense Show (WDS) 2024. Organizada pela Autoridade Geral para as Indústrias Militares (GAMI), entre 4 e 8 de fevereiro, a feira teve como proposta atestar o compromisso da Arábia Saudita em tornar-se um centro global para a indústria da defesa.
O evento contou com a participação de mais de 770 expositores representando 75 países, além de entidades governamentais, empresas locais e líderes no setor da defesa e segurança. O WDS contou ainda com fóruns e painéis temáticos, além de exposições aéreas, exposições estáticas de aeronaves e equipamentos terrestres na área de exposição.
O Brasil esteve representado na World Defense Show por um grupo de empresas no Pavilhão Brasil, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). O diretor de Projetos da ABIMDE, coronel Antonio Ribeiro, foi o representante da associação neste importante evento.
“Nosso papel foi dar visibilidade às empresas brasileiras do setor de defesa, seus produtos e serviços e promover o intercâmbio de informações, além de estabelecer parcerias com vistas ao mercado de exportação”, disse.
Durante o evento, representantes das empresas Advanced Technologies, CBC - Companhia Brasileira de Cartuchos, CSD - Componentes e Sistemas de Defesa, GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos S.A., e da Taurus se reuniram com representantes da Autoridade Geral para as Indústrias Militares (GAMI).
O Pavilhão Brasil também recebeu a visita do coordenador-geral do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, Arthur Diniz Marra, e do chefe da DEPCOM, Contra-Almirante João Batista Barbosa.
Na avaliação do coronel Antonio Ribeiro, a Arábia Saudita se apresenta hoje como uma ótima oportunidade para a instalação de empresas estrangeiras de defesa. “Essa iniciativa está alinhada com o projeto saudita denominado Visão 2030, que tem por objetivo nacionalizar 50 por cento da produção de defesa no Reino até aquele ano. Diversos representantes do governo visitaram nosso estande, avaliando a capacidade de nos integrarmos às suas cadeias produtivas”, esclareceu.
A presença internacional no World Defense Show 2024 sublinhou a importância do evento como uma plataforma para a colaboração global e inovação no setor da defesa. O terceiro dia da feira foi marcado pelo anúncio de negócios e acordos significativos, reforçando o papel da feira como catalisador de inovação e colaboração. Movimento percebido e compartilhado pelo coronel Antonio Ribeiro: “as empresas fizeram vários contatos na feira, oportunidades que podem se materializar em negócios no futuro”, disse. Confira alguns momentos das empresas durante o WDS.
Advanced Technologies
A Advanced Technologies é uma empresa com soluções inovadoras para atender clientes que necessitam de sistemas de monitoramento e vigilância. Seus produtos reúnem sistemas focados em vigilância de alta performance, com destaque para o HARPIA, drone de alta performance com a maior tecnologia embarcada da América Latina.
CBC - Companhia Brasileira de Cartuchos
A empresa é líder mundial na fabricação de munições de pequeno calibre, atendendo as necessidades do mercado brasileiro. Possui quatro marcas de munição reconhecidas internacionalmente: CBC, Magtech, MEN e Sellier & Bellot. Possui unidades produtivas no Brasil, Alemanha, Bélgica e República Tcheca.
CSD - Componentes e Sistemas de Defesa
A CSD opera no setor de Defesa e pertence ao Grupo Hübner. Atua no desenvolvimento e produção de bombas de aviação, foguetes, espoletas, munições e componentes para o setor de defesa. Alguns de seus produtos são credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelas autoridades brasileiras.
GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos S.A.
A GESPI atua nas indústrias aeronáutica e de defesa. Oferece grande variedade de serviços de manutenção, reparo e revisão geral de componentes aeronáuticos (MRO) para companhias aéreas, empresas, órgãos governamentais e Forças Armadas. Também desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa e de Segurança Pública.
Taurus
A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa (EED) e integrante da Base Industrial de Defesa (BID), com 83 anos de história. Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, mantém duas unidades produtivas: uma em Bainbridge, na Geórgia (EUA), e outra no estado de Haryana, na Índia. A Taurus possui um completo portfólio de produtos composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas, atendendo aos mercados civil, militar e policial no Brasil e em mais de 100 países.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900