ABIMDE
No dia 4 de março, o Ministério da Defesa realizou uma reunião preparatória para o Diálogo das Indústrias de Defesa (DID) entre o Brasil e a República Tcheca. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços comerciais e de cooperação no setor de defesa entre os dois países, promovendo o intercâmbio de informações, tecnologias e oportunidades de negócios entre as respectivas Bases Industriais de Defesa (BID).
Durante a reunião, as associações e empresas de defesa de cada país tiveram a oportunidade de apresentar seus portfólios e potencialidades, buscando promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre os setores. O evento foi idealizado para aproximar instituições e empresas interessadas em futuros acordos comerciais na área de defesa.
A reunião aconteceu de forma híbrida e contou com a participação do Brigadeiro Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD); do Contra-Almirante João Batista Barbosa, Diretor do Departamento de Promoção Comercial da SEPROD; da Embaixadora Sônia Regina Guimarães Gomes, da Embaixada do Brasil na República Tcheca; da Embaixadora Pavla Havrlíková, da Embaixada da República Tcheca no Brasil; de Radka Konderlová, Secretária do Ministério da Defesa da República Tcheca; entre outras autoridades.
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) participou da reunião em Brasília, representada por seu presidente-executivo, general Aderico Mattioli. Participaram ainda, a equivalente tcheca da ABIMDE, a Indústria de Defesa e Segurança da República Tcheca – DSIA (do inglês, Defense and Security Industry of the Czech Republic), a Associação da Indústria Aeroespacial Tcheca (ALKP) e empresas dos dois países.
Para o general Mattioli, o fortalecimento de laços para promover uma potencial parceria comercial na área de defesa entre o Brasil e a República Tcheca surge como uma oportunidade estratégica. “Unindo expertise técnica, inovação e comprometimento pela paz, esta colaboração impulsionará o desenvolvimento tecnológico em ambas as nações, mas também reforçará a estabilidade regional e internacional. Brasil e República Tcheca podem idealizar um futuro de segurança e prosperidade na indústria de defesa, consolidando uma parceria estratégica de longo prazo”, afirmou o presidente-executivo.
As empresas tchecas que apresentaram seus produtos foram: AERO Vodochody AEROSPACE, Aircraft Industries, CSG Aeroespace, CZUB – Ceská Zbrojovka, Colt, Ertech, EGO Zlín, LOM Praha, LPP, PSB, Rescue Trailer, SpaceKnow, Strato Syst, e Tatra Trucks. E, do lado brasileiro, as empresas foram a: Adtech, Akaer, Atech, Cinadra Indústria e Comércio, CSD, Embraer, PlusTech, ProDeal, e Wave Communications.
Para o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, o evento representa uma oportunidade única para a indústria de defesa. “Nosso trabalho é colaborar para que a Base Industrial de Defesa brasileira tenha capacidade de atender, com excelência, às necessidades de produtos, serviços e sistemas das nossas Forças Armadas”, afirmou.
Além dos benefícios para a indústria de defesa, a realização do evento também pode trazer benefícios significativos para a sociedade, como o incremento na sustentabilidade empresarial, com a geração de novos postos de trabalho e renda.
A reunião preparatória para o DID Brasil-República Tcheca representa um passo importante na aproximação entre os setores de defesa dos dois países. Com a troca de experiências e a identificação de oportunidades de negócios, a expectativa é que a cooperação bilateral no setor de defesa seja fortalecida, trazendo benefícios tanto para as empresas envolvidas quanto para a sociedade como um todo.
Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900