ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Brasil e Argentina assinam carta de intenções para o projeto de integração da produção de defesa

Ato representa novas oportunidade de negócios para a Base Industrial de Defesa e Segurança
Por ABIMDE. Atualizado em 30/01/2023 - Publicado em 26/01/2023
Veja também
Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos Por ABIMDE Atualizado em 30/01/2023 - Publicado em 26/01/2023
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems Por ABIMDE Atualizado em 30/01/2023 - Publicado em 26/01/2023
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE Por ABIMDE Atualizado em 30/01/2023 - Publicado em 26/01/2023
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas Por ABIMDE Atualizado em 30/01/2023 - Publicado em 26/01/2023
Ver mais

O Brasil e a Argentina assinaram uma Carta de intenções para o projeto de integração da produção de defesa. O documento faz parte de uma série de atos assinados pelos dois países e representa novas oportunidades de negócios para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

 

II. Carta de intenções para o projeto de integração da produção de defesa Brasil-Argentina.

Buenos Aires, 23 de janeiro de 2023.

Em virtude da reunião bilateral entre o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández, realizada em 23 de janeiro de 2023 na Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina.

Com vistas a consolidar o objetivo de integração e promover a autonomia da produção de defesa entre Brasil e Argentina.

Considerando que na aliança estratégica formada pela República Federativa do Brasil e a República Argentina houve avanços significativos na integração, cooperação e medidas de fortalecimento da confiança alcançadas entre ambas as Forças Armadas em diversas áreas, como educação e treinamento voltados para a interoperabilidade que contribuem para estabilidade regional.

Considerando as disposições do Acordo Quadro de Cooperação em Matéria de Defesa entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina, assinado em Puerto Iguazú em 30 de novembro de 2005, que estabelece a cooperação entre os Estados com vistas a facilitar o relacionamento entre suas bases industriais de defesa.

Atendendo ao interesse do Ministério da Defesa da República Argentina e do Exército Argentino em incorporar 156 unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas “Guarani” 6x6 fabricado pela IVECO Veículos de Defesa na fábrica do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Ressaltando que a produção do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas "Guarani" 6x6 incorpora peças fabricadas na República Argentina e que isso contribui para estreitar os laços da indústria de defesa e o intercâmbio comercial entre os dois países.

E levando em conta as negociações entre as partes, o Estado Brasileiro, o Estado Argentino e a IVECO Veículos de Defesa, que permitiram avançar no entendimento para concretizar a referida incorporação para uso do Exército Argentino.

Os governos da República Federativa do Brasil e da República Argentina:

1. Reafirmam a conveniência de avançar na consolidação das relações bilaterais na área da Defesa e promover todas as ações que visem fortalecer a agenda de integração, cooperação e confiança mútua entre as Forças Armadas de ambos os países.

2. Encorajarão a negociação do contrato entre o Exército Argentino e a IVECO Veículos de Defesa para a incorporação de 156 unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas “Guaraní 6x6”, incluindo a transferência de tecnologia, a compensação para o aumento progressivo na fabricação de peças na Argentina, o apoio logístico e para o treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército Argentino.

3. Encorajarão o entendimento entre as partes envolvidas para que, uma vez finalizadas as negociações, seja possível a entrega ao Exército Argentino das primeiras unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas “Guaraní 6x6” o mais breve possível.

A República Federativa do Brasil, por meio de seu Ministério da Defesa, acompanhará:

- O processo de negociação entre o Exército Argentino e a IVECO Veículos de Defesa.

- As formas de acesso ao apoio oficial ao crédito à exportação.

A República Argentina se compromete a garantir o processo de pagamento por meio do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF), instituído pela Lei Nacional nº 27.565.

 

Confira neste link a íntegra dos atos assinados.


Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.