ABIMDE
MBDA e a Avibras apresentaram uma solução desenvolvida em conjunto para o programa de defesa aérea de média altitude. A idéia mostrada passa pela adaptação do míssil CAMM (Common Anti-Air Modular Missile), produto de última geração da MBDA, visando ao seu emprego pelas Forças Armadas brasileiras.
O conceito apresentado envolve o desenvolvimento de um míssil nacional, atualmente conhecido como AV-MMA (Míssil Modular Antiaéreo) a partir do CAMM, e o aproveitamento de todas as tecnologias e veículos desenvolvidos para o Sistema ASTROS 2020. Segundo as empresas, o conteúdo nacional seria de 70%.
O CAMM oferece a possibilidade de ser utilizado pelos três ramos das Forças Armadas, reduzindo assim custos de desenvolvimento, manutenção, suporte e logística. No Reino Unido deverá substituir na Royal Navy os mísseis de lançamento vertical Seaworlf VL, e no Brasil é um dos mísseis que está sendo estudada para adoção pelas futuras corvetas da classe “Tamandaré”. Já foi adquirido também pela Royal New Zealand Navy.
(Javier Bonilla)
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900