ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

ABIMDE participa de agenda promovida por ABDI e CNI sobre formação profissional para defesa terrestre

Encontro realizado em São Paulo reuniu especialistas, empresas e representantes militares para discutir tendências tecnológicas e necessidades futuras de qualificação
Por ABIMDE. Atualizado em 13/05/2026 - Publicado em 07/05/2026
Veja também
ABIMDE reúne indústria, FAB e academia em plenária no DCTA Por ABIMDE Atualizado em 13/05/2026 - Publicado em 07/05/2026
ABIMDE registra conquista da Advanced Technologies Security & Defense Por ABIMDE Atualizado em 13/05/2026 - Publicado em 07/05/2026
Ver mais

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) participou, no dia 6 de maio, em São Paulo, de uma agenda promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pelo Observatório Nacional da Indústria, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), dedicada à análise das futuras necessidades de formação profissional relacionadas ao segmento de plataformas terrestres de defesa.

Representada pelo Diretor de Projetos, Coronel Antonio Ribeiro, acompanhado pelo Diretor-Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, a entidade integrou os painéis técnicos que reuniram empresas, especialistas e integrantes das Forças Armadas e Auxiliares em torno de temas ligados à evolução tecnológica, à preparação de mão de obra qualificada e às transformações previstas para os próximos ciclos produtivos da Base Industrial de Defesa e Segurança.

A programação foi organizada em diferentes etapas de trabalho voltadas à identificação de tendências de impacto na cadeia produtiva de defesa terrestre. Entre os assuntos abordados, estiveram a validação de tecnologias emergentes, a análise das mudanças no ambiente industrial e a avaliação de competências que poderão ser exigidas pelas organizações nos próximos anos.

Os participantes também contribuíram para estudos voltados à identificação de novos perfis ocupacionais, a cursos de capacitação e a propostas de preparação profissional diante das alterações previstas para o segmento. As atividades incluíram grupos técnicos dedicados à elaboração de diagnósticos e recomendações voltados ao desenvolvimento de conhecimentos especializados, visando atender às futuras demandas da indústria.

Durante o encontro, o Coronel Antonio Ribeiro destacou a relevância do trabalho realizado pelas instituições organizadoras e a contribuição da ABIMDE para a elaboração de análises alinhadas às necessidades da Base Industrial de Defesa e Segurança. “A ABDI, em parceria com o Observatório da Confederação Nacional da Indústria, vem realizando um trabalho de grande relevância ao mapear os atuais gargalos e, principalmente, as demandas futuras de um segmento em evolução acelerada, como o de defesa e segurança. A ABIMDE agradece às duas entidades pelo convite para participar desse conjunto de estudos, agregando a experiência de uma entidade cuja missão é representar a Base Industrial de Defesa e Segurança brasileira”, afirmou.
 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2026

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.