ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

ABIMDE encerra participação inédita na IACP 2026 com contatos internacionais e perspectivas de novos negócios

Presença do único pavilhão nacional na exposição foi destacada pela organização do evento; empresas brasileiras relatam aproximação com representantes de diferentes países e acesso a mercados de segurança pública
Por ABIMDE. Atualizado em 29/10/2026 - Publicado em 27/10/2026
Veja também
ABIMDE inaugura Espaço Brasil na IACP 2026 com presença de representantes da Polícia Federal Por ABIMDE Atualizado em 29/10/2026 - Publicado em 27/10/2026
ABIMDE participa de reunião com representantes da indústria de defesa e das Forças Armadas Por ABIMDE Atualizado em 29/10/2026 - Publicado em 27/10/2026
ABIMDE avança nas relações institucionais com a IACP Por ABIMDE Atualizado em 29/10/2026 - Publicado em 27/10/2026
Ver mais

A participação brasileira na Conferência Anual da International Association of Chiefs of Police (IACP) 2026, encerrada terça-feira (27), em Orlando, nos Estados Unidos, marcou uma nova etapa da aproximação entre a indústria nacional de Defesa e Segurança e o mercado policial internacional. Pela primeira vez, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) integrou a exposição com um espaço próprio, que também se destacou por ser o único pavilhão dedicado exclusivamente a um país.

A presença do Brasil foi mencionada durante uma reunião do conselho da IACP, realizada na abertura do encontro, quando seus integrantes foram convidados a conhecer os produtos e tecnologias apresentados pelos fabricantes nacionais. O reconhecimento foi destacado pelo assessor de Segurança Pública da ABIMDE, Edval Novaes, que acompanhou o processo de aproximação com a entidade norte-americana.

“Estivemos aqui no ano passado para conhecer o evento e, a partir desse trabalho, conseguimos viabilizar nossa participação em 2026. É a primeira vez que a ABIMDE está presente com um pavilhão, que também é o único espaço nacional da exposição. Essa condição foi mencionada na reunião do conselho da IACP, com um convite aos seus integrantes para visitar as empresas brasileiras”, afirmou o Dr. Novaes.

A conquista é resultado de uma interlocução desenvolvida ao longo dos últimos meses, que incluiu encontros institucionais em Brasília. Em setembro, o assessor de Relações Institucionais da ABIMDE, coronel Marcos Nunes, reuniu-se com Major PM William Miller (PM de Goiás), coordenador do escritório da IACP para a América do Sul, para discutir possibilidades de cooperação e aproximação entre as organizações.

Além da dimensão institucional, os relatos dos expositores apontam oportunidades em diferentes frentes comerciais. Os contatos realizados em Orlando envolveram potenciais compradores, distribuidores e profissionais interessados em conhecer a oferta brasileira, com perspectivas que ultrapassam o território norte-americano.

Na Poly Defensor, o diretor comercial Rogério Beltrão destacou a diversidade geográfica dos visitantes recebidos. “Tivemos contatos com pessoas da Nigéria, do Canadá, do México, da República Dominicana e de outros países. A participação da ABIMDE, junto com a ApexBrasil, permite às empresas brasileiras acessar não apenas o mercado policial dos Estados Unidos, mas também identificar oportunidades em outras regiões”, declarou.

A avaliação é compartilhada pela Fire Eagle, fabricante de carabinas e fuzis sediada em Esteio, no Rio Grande do Sul. Segundo o CEO Adilson Borges, a presença na conferência permitiu ampliar o conhecimento sobre as exigências do setor norte-americano e estabelecer relações com representantes latino-americanos.

“Tivemos muitos contatos, principalmente com profissionais da América Latina, o que é importante para nossos planos de expansão internacional. Também buscamos compreender melhor o mercado americano e suas características. A organização do estande e o suporte recebido contribuíram para o desenvolvimento das nossas atividades”, relatou Borges, que agradeceu especialmente ao diretor de Projetos da ABIMDE, coronel Antonio Ribeiro, responsável pela coordenação do Espaço Brasil.

Para a Black Spirit, a experiência também ofereceu a oportunidade de observar tecnologias utilizadas pelas forças de segurança dos Estados Unidos e conhecer soluções que podem contribuir para o desenvolvimento de produtos nacionais. O CEO Diego de Carvalho ressaltou a importância desse intercâmbio para empresas que atuam no enfrentamento ao crime organizado.

“Estar aqui nos permite apresentar o que as empresas brasileiras desenvolvem para apoiar o combate à criminalidade e, ao mesmo tempo, conhecer as tecnologias aplicadas nos Estados Unidos. É uma oportunidade de aprendizado e de abertura para novos mercados”, avaliou.

A exposição também incluiu equipamentos de proteção individual. Guilherme Lopes, diretor de uma das fabricantes brasileiras participantes, a Glágio do Brasil, apresentou soluções de proteção balística e destacou as condições oferecidas para a inserção das empresas no encontro. “Estamos na IACP 2026 expondo nossos produtos de proteção balística. Agradecemos à ABIMDE e à ApexBrasil pelo apoio e pela oportunidade de participar de um evento dessa dimensão”, afirmou.

Ao todo, nove companhias integraram o Espaço Brasil: Algemas Brasil, Berkana, Black Spirit, Fire Eagle, Glagio, Gouradtech, Mobile, Poly Defensor e Pumatronix. A participação foi coordenada pela ABIMDE em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Para o diretor de Projetos da ABIMDE e coordenador do Espaço Brasil, coronel Antonio Ribeiro, a experiência em Orlando apresentou resultados positivos e abriu perspectivas para a continuidade da presença brasileira no evento. “Encerramos a IACP 2026 com uma avaliação bastante favorável desta primeira participação. A receptividade demonstrada pelos expositores, autoridades e visitantes que conheceram nosso pavilhão indica que tomamos a decisão correta. Os contatos estabelecidos e o interesse pelas soluções apresentadas permitem vislumbrar oportunidades concretas de desenvolvimento comercial a médio e longo prazo”, afirmou.

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2026

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.