ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

ABIMDE celebra 39 anos em solenidade no Centro Internacional de Convenções do Brasil

Evento reuniu autoridades do setor de Defesa, convidados e associadas em Brasília
Por ABIMDE. Atualizado em 30/08/2024 - Publicado em 29/08/2024
Veja também

No dia 28 de agosto, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) celebrou seus 39 anos de fundação com uma cerimônia no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento reuniu autoridades, empresas associadas e convidados. Marcaram presença o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil, General Marcos Antonio Amaro dos Santos; o Secretário de Produtos de Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, representando o Ministério da Defesa; além de adidos e embaixadas. 

O Ministro cumprimentou os integrantes da ABIMDE e a todos os demais que lutam e fazem um grande esforço nas indústrias de defesa, que trazem emprego e resultados em tantos campos para o país. “Parabéns, continuem nesse caminho que tenho certeza que os resultados que todos almejam, que é a maior prosperidade nesta área, que aumenta cada vez mais de importância nesse atuais, é assegurar a proteção, a defesa e a soberania da nossa Pátria”, destacou. 

A solenidade contou uma programação diversificada, em um cerimonial conduzido pelo Diretor-Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos. A primeira parte foi o lançamento do livro "Base Industrial de Defesa e Segurança: Uma trajetória de desenvolvimento e soberania", que documenta o progresso e a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) no Brasil. O projeto, de natureza multimídia, vai além do livro impresso. Ele incluirá um portal e um documentário, que formarão um acervo abrangente e acessível para diferentes públicos. 

Homem de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente

Com a coordenação da ABIMDE, o projeto teve a consultoria do General Ivan Ferreira Neiva Filho, execução de Valeria Rossi, da Rossi Comunicação, e da jornalista Maria D’arc. Participaram ainda pesquisadores, jornalistas especializados e um acervo diversificado de fotógrafos. O livro pode ser acessado on-line através do portal web: http://www.historiabids.com.br.

A comemoração também celebrou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a ABIMDE e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o objetivo de estabelecer uma mútua cooperação no processo de neoindustrialização do Brasil, por meio de um programa de fortalecimento da capacidade industrial, produtiva e tecnológica das empresas que compõem a BIDS.

O acordo foi formalizado pelo Presidente do Conselho de Administração da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, e pelo Presidente da ABDI, Ricardo Garcia Cappelli. Acompanharam e ratificaram a assinatura, o Presidente-Executivo, General Aderico Mattioli, e a Diretora da ABDI, Perpétua Almeida, fortalecendo ainda mais a parceria estratégica entre as duas instituições.

Pessoas de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente

Em suas palavras, o Presidente Ricardo Capelli disse que a indústria de defesa e segurança é estratégica e está relacionada com a geração de empregos e de riqueza no Brasil.  “Uma das missões da Nova Indústria Brasil, lançada pelo governo federal, é a Missão 6: "Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais".  Assinamos este acordo de cooperação técnica para trabalhar em parceria com a ABIMDE para desenvolver mais ainda a indústria de defesa do Brasil, parabéns pelos seus 39 anos,” celebrou.

Na sequência, Perpétua Almeida declarou sua satisfação em participar dos 39 anos da ABIMDE e de sua longa história no setor. “Uma indústria de defesa nacional existe porque ela é uma indústria de soberania, que precisa estar à altura das Forças Armadas de cada país para poder defender suas fronteiras. E é isso exatamente que queremos para a indústria nacional de defesa”, pontuou. 

Em seu discurso, o Presidente da ABIMDE falou sobre o novo cenário, um estado de conflito e guerras para o qual o mundo está regressando, e fez um contraponto com as capacidades brasileiras de reação a este novo status quo. 

“Este contexto é complexo, mas o importante é perceber que é necessário retomar a investimento em defesa. Temos a bandeira dos dois por cento do PIB para o setor, que é mais do que justo e necessário, é fundamental. O Brasil sempre teve esteve entre os top 10 em termos de qualidade, mas para que isso se mantenha é necessário visão estratégica e conservação de esforços. Por isso agradeço aos profissionais da ABDI, do Ministério da Defesa e todos os demais parceiros que tem trabalhado para isso”.

A participação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília foi o ponto alto do evento, demonstrando a proximidade da indústria de defesa com as Forças Armadas do Brasil. Foi também um lembrete e uma forma de expressar o apreço que a indústria de defesa, representada pela ABIMDE, tem pelos militares que dedicam suas vidas para honrar e defender a Pátria. 

Retrospectiva

Fundada em 1985, a ABIMDE tem sido uma peça fundamental na representação e no apoio à indústria nacional de defesa e segurança, consolidando-se como a principal voz do setor no país e no exterior.

Ao longo de quase quatro décadas, a ABIMDE desempenha um papel fundamental na promoção da inovação e na expansão da visibilidade da indústria brasileira em fóruns internacionais. O último ano, em particular, foi repleto de realizações. 

A ABIMDE marcou presença em diversas feiras nacionais e internacionais, fortalecendo parcerias e ampliando o prestígio da indústria brasileira. Em cada evento, a ABIMDE destacou a capacidade inovadora e a excelência técnica do Brasil, reafirmando o país como uma potência emergente no setor de defesa e segurança.

Os workshops e seminários técnicos promovidos pela associação foram essenciais para a troca de conhecimento e inovação, preparando o setor para os desafios do futuro. Cada palestrante convidado levou em consideração profissionais de renome, que trouxeram em suas trajetórias uma vasta experiência e a habilidade de traduzir essa bagagem em ensinamentos práticos e estratégicos. 

Entre os principais marcos do último ano, impossível não citar o avanço da ABIMDE Certificadora. Com mais de mil produtos certificados, esse trabalho é um reflexo direto do compromisso da Associação com a excelência. A certificação de produtos controlados, que atendem rigorosamente aos mais elevados padrões internacionais, é respaldada por uma experiência acumulada ao longo de 39 anos de atuação na Indústria de Defesa e Segurança.

Com uma visão inovadora, outro grande destaque foi o lançamento da plataforma "ABIMDE Conecta Soberania e Segurança", a primeira no país a conectar empresas, academia, agências e especialistas em uma rede colaborativa. A iniciativa pretende apoiar o planejamento estratégico, facilitar o processo decisório e divulgar a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), gerando conhecimento e inteligência estratégica.

Ainda no último ano, a ABIMDE recebeu diversas delegações estrangeiras, evidenciando a confiança internacional em seu trabalho. Essas visitas proporcionaram oportunidades para estreitar laços e explorar novas colaborações, reforçando o papel da ABIMDE como um elo estratégico entre o Brasil e o mercado internacional.

À medida que a ABIMDE se aproxima de seu 40º aniversário, o entusiasmo pelo futuro é renovado. Com muitos desafios e oportunidades à frente, a Associação está pronta para continuar sua jornada de desenvolvimento da indústria brasileira de defesa e segurança, sempre buscando a excelência e a inovação. Parabéns, ABIMDE, pelos 39 anos de conquistas e liderança! 
 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.