ABIMDE
A participação da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) na LAAD 2023 foi um sucesso, gerou grandes oportunidades de negócios para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) do Brasil.
Além de reuniões com representantes das Forças Armadas e instituições governamentais brasileiras, a Associação assinou acordos bilaterais e realizou encontros com mais de dez delegações estrangeiras. No estande da ABIMDE, que contou com salas de reuniões e áreas para talk business, as associadas tiveram oportunidade de se reunir com potenciais clientes e parceiros.
O espaço, com cerca de 330 metros quadrados, também abrigou 20 pequenas e médias empresas que participaram pela primeira vez da LAAD, considerada a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina. A ABIMDE, com apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou da LAAD 2023, realizada entre os dias 11 e 14 de abril.
A feira reuniu 394 marcas expositoras de 44 países e recebeu cerca de 40 mil visitantes e 192 delegações oficiais de 71 países, de acordo com os dados divulgados pelos organizadores. “Esta parceria com a ApexBrasil foi fundamental para oferecermos estrutura e condições adequadas para que as empresas pudessem viabilizar novos negócios e parcerias durante a LAAD 2023", disse o Presidente Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli.
Como porta-voz da Indústria Brasileira de Defesa e Segurança, a ABIMDE foi convidada a falar sobre o setor na cerimônia de abertura da LAAD. A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e dos comandantes das Forças Armadas do Brasil, entre outras autoridades civis e militares.
O Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, destacou que a missão da entidade é promover a inovação e o crescimento do setor em prol do desenvolvimento do país e ressaltou a presença do Brasil no mercado global de Defesa e Segurança, lembrando que a BIDS exporta para mais de 150 países. O Dr. Gallo enfatizou ainda a necessidade de mais investimentos no setor.
"É fundamental que se cresça o orçamento discricionário em geral das Forças, seja para obtenção de meios, seja para operação desses meios. Outro aspecto fundamental é observar a qualidade dos gastos, atualmente cerca de 3/4 dos gastos da Defesa são em compras ou diretas no exterior ou em componentes vindos do exterior. É fundamental que aumentemos o arraste na Indústria Brasileira e o índice de nacionalização dessas aquisições.”
Ainda no primeiro dia da feira, o Dr. Roberto Gallo, assinou memorando de entendimentos com a Kotra (Korea Trade-Investment Promotion Agency), a agência pública da Coreia do Sul para estímulo às exportações e aos investimentos. O acordo visa a cooperação entre as indústrias brasileiras e sul-coreanas.
O Presidente Executivo da ABIMDE, General Mattioli, também recebeu o Diretor Executivo da FIDAE 2024, Coronel de Aviação Ignacio Baeza, e confirmou a participação da ABIMDE na Feira Internacional do Ar e Espaço, que acontece no Chile em abril do próximo ano.
Ao longo dos quatro dias da LAAD 2023, a Diretoria Executiva da ABIMDE se reuniu com delegações de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Finlândia, Gana, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Portugal, Tanzânia e Turquia, entre outras. Estes encontros foram importantes para apresentar o potencial das empresas brasileiras e buscar novas oportunidades de negócios para a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil.
“Agora temos muito trabalho pela frente para avançarmos nas conversas iniciadas pela ABIMDE durante a LAAD. Temos que aproveitar as portas que se abriram para efetivamente gerarmos negócios e parcerias, tornando nossas empresas mais competitivas”, disse o General.
As salas de reuniões da ABIMDE também foram utilizadas pelas associadas para reuniões de negócios com potenciais clientes nacionais e estrangeiros. Entre os acordos assinados pelas associadas, destaca-se a parceria da Avionics Services, Empresa Estratégica de Defesa, com o governo da Turquia.
Outro indicador do sucesso da participação da ABIMDE na LAAD 2023 foram os talk business promovidos dentro do estande da entidade pelas empresas Siatt, Amazul, Daten/Jetwind e Zanelato Braga.
A Siatt abordou o tema “Explorando o Desenvolvimento e Tecnologia por Trás do MSS 1.2 AC: Desafios e Conquistas”, a Amazul falou sobre “Metodologia Amazul de Gestão do Conhecimento”, e o escritório Zanelato Braga Advogados tratou de leis de licitações no painel intitulado "Das Inovações Legais ao Programa de Integridade para BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança)”. A última apresentação foi realizada pela Daten/Jetwind, que falou sobre “Emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas em Missões Críticas”.
A Daten/Jetwind é uma 20 associadas que estrearam na LAAD por meio de um convênio firmado entre a ABIMDE e a Creative Events, organizadora da feira internacional. No espaço também estavam presentes: Aegis, Aero Concepts, Parabellum-Vento, Carpo Logistics, Clarus Technology, Centro das Indústrias do Estado do Rio G rande do Sul, DMD Equipamentos, EDASIM Brasil, Fire Eagle, Flexprin, HEX360, Indústria Nacional de Pinnus, NSE Brasil Aeroespacial, Planatel, Silverglass, Sol Sports, Space Bridge do Brasil e Viavi Solutions do Brasil.
“Essas pequenas e médias empresas tiveram a oportunidade de mostrar suas capacidades pela primeira vez a grandes players do mercado de Defesa e Segurança, uma grande oportunidade para ampliar relações e prospectar novos negócios", disse o General Mattioli.
Além da ABDI, a ABIMDE recebeu a visita de representantes de outras instituições governamentais durante a feira, dentre elas, Forças Armadas, MD (Ministério da Defesa), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), MRE (Ministério das Relações Exteriores), EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O Diretor Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, aproveitou a LAAD para divulgar a 8ª edição da Mostra BID Brasil, que será realizada em 2024. A Associação já está cadastrando as empresas interessadas em expor na Mostra e, ainda este ano, deverá fazer o sorteio dos estandes.
“Muitas empresas têm nos procurado para garantir a participação na 8ª Mostra BID Brasil, isso é um indicador que iremos superar o sucesso da última edição. Também estamos incrementando a programação e preparando muitas novidades para 2024”, explica o Coronel Lemos.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900