ABIMDE
No dia 21 de agosto, o auditório do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT) foi palco da Reunião Bimestral do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro.
No evento, realizado de forma presencial e on-line, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), representada pelo General Ivan Ferreira Neiva Filho, apresentou o projeto da ABIMDECONECTA - Soberania e Segurança. Trata-se de plataforma de gestão do conhecimento que transformará a maneira como as informações sobre a Base Industrial de Defesa e Segurança serão acessadas e analisadas.
A iniciativa tem o objetivo de criar uma capacidade de gestão da informação para um ecossistema industrial abrangente, que inclui a Base Industrial de Defesa e Segurança, além de outras indústrias, academia, agências e órgãos de governo e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Em sua palestra, o General Neiva destacou a importância da plataforma para a tomada de decisões estratégicas, afirmando que “a maneira mais eficaz para subsistir em um ambiente é gerir bem as conexões com o mundo externo”. Ele explicou que a aplicação permitirá acessar, analisar e compartilhar dados estratégicos, proporcionando uma visão geral das dinâmicas locais, nacionais e internacionais que impactam o setor.
Atuando como um instrumento de conexão da Base Industrial de Defesa e Segurança, a CONECTA oferecerá uma visão sistêmica das dinâmicas nacionais e globais que impactam as cadeias produtivas ligadas à Soberania e à Segurança brasileiras, provendo informações estratégicas voltadas a líderes, gestores, pesquisadores, agentes públicos e profissionais da área, permitindo defender os interesses do setor e favorecendo a tomada de decisões estratégicas seguras.
"Estamos trabalhando com gestão da informação em dois sentidos: a gerada pelo próprio sistema e a de interesse para aqueles dentro do sistema", explicou o General Neiva.
A plataforma é fruto do esforço da ABIMDE juntamente com diversos parceiros das áreas governamental, acadêmica, industrial e de inovação e será a principal referência nacional no que se refere a conhecimento sobre o Ecossistema Industrial Soberania e Segurança.
O projeto já está em fase de implementação, com a construção de uma base de dados e uma infraestrutura inicial de Business Intelligence (BI). "Nosso objetivo é ser a principal referência nacional no que se refere ao conhecimento sobre as empresas desse ecossistema", disse.
Neiva também mencionou a importância de integrar a plataforma com observatórios nacionais e internacionais, além de criar uma agência de catalogação e uma plataforma de capacitação para o setor. "Queremos caracterizar essa plataforma como um ramo de inovação para um ecossistema que vive da inovação e depende dela permanentemente", complementou.
Com sua implementação, espera-se que a iniciativa não apenas otimize a colaboração entre os diversos atores da indústria, mas também promova a inovação contínua, posicionando o Brasil como uma referência no cenário global de defesa e segurança. O projeto promete criar um ambiente propício para o crescimento e a evolução do setor, assegurando que as empresas estejam preparadas para os desafios do futuro.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900