ABIMDE
A AEL Sistemas (AEL) realizou a entrega de uma versão preliminar do software WAD Demo HMI da Saab que demonstra conceitos de Interface Homem-Máquina (HMI – Human-Machine Interface) para o futuro WAD (Wide Area Display – Mostrador de Grande Área) que será usado nos caças Gripen NG (F-39) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a escolha da AEL como um dos parceiros do programa Gripen no Brasil. As empresas também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia em que a AEL é responsável por fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.
O novo programa de desenvolvimento dos sistemas aviônicos, iniciado no primeiro semestre de 2015, vai durar quatro anos e inclui o trabalho de desenvolvimento, integração e produção a ser realizado em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração de sistemas na aeronave será feito pela Saab e pela Embraer.
Os engenheiros da AEL realizaram o desenvolvimento do software apresentado em colaboração com especialistas da Saab, com o objetivo de oferecer um exemplo das funcionalidades do WAD quando integrado ao Gripen NG.
O cronograma de desenvolvimento do software HMI será implementado paralelamente ao cronograma da Saab, seguindo também os requisitos do cliente. As principais funcionalidades desenvolvidas pela AEL para esta primeira entrega são:
Funcionalidades adicionais serão implementadas nas próximas versões do equipamento.
“Estamos orgulhosos de entregar esta aplicação de acordo com o cronograma de desenvolvimento e com qualidade, permitindo que o time de HMI da Saab possa continuar o trabalho para o futuro software de HMI para o WAD. Acreditamos que este evento destaca e evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a com a Força Aérea Brasileira , para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças”, disse Sergio Horta, presidente da AEL.
“Esta é uma importante entrega da AEL para o desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil, e um marco significativo no programa de transferência de tecnologia. A AEL trabalhou muito bem, com entregas pontuais e excelente qualidade. Acredito que a cooperação entre a AEL e a Saab é muito eficiente”, contou Mikael Franzén, responsável pela Unidade de Negócios do Gripen Brasil na área de Negócios Aeronáuticos da Saab.
Ivan Plavetz
Servicio al Miembro
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CP: 01401900