ABIMDE
Javier Bonilla
O Exército do Brasil apresentou o segundo trecho do Sisfron (Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras), que será instalado no Estado de Rondônia. Uma rede de sensores será implantada ao longo da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, conectando as unidades de operações com transmissão em tempo real dos incidentes detectados. O principal objetivo é intensificar a luta contra o narcotráfico, o contrabando de armamentos e o desmatamento ilegal da floresta.
Rondônia, que fica no norte do Brasil, tem uma superfície de 237.590,547 km² e ampla fronteira com a Bolívia, de 1.432 km, trecho aos quais se destinou, em março passado, quase um milhão de dólares na aquisição de câmeras de vídeo especiais em diversos municípios e, tempos antes, investimento de quase US$ 4 milhões em Comunicações, assim como em veículos e armamento leve etc, a cargo do programa Estratégia Nacional deSegurança Pública nas Fronteiras (Enafron).
A respeito do Sisfron, o sistema será implementado por meio de cabos de fibra ótica enterrados em trecho do Rio Mamoré, na fronteira entre a cidade brasileira de Guajará-Mirim e a Bolívia. Esta tecnologia é muito importante para a região, porque vai ajudar na luta contra atividades ilícitas e também será utilizada na contrapartida e integrada a outras instituições e programas, como o controle sanitário, aumento de capacidade de inteligência, prevenção à biopirataria, preservação ambiental, melhora da saúde, da investigação, da educação à distância entre outros benefícios.
"O Brasil tem fronteira com dez países e nenhum é nosso inimigo. No entanto, a nossa principal preocupação é a luta contra o narcotráfico na região", destacou o General de Exército Sergio Etchegoyen Westphalen, chefe do Estado Maior do Exército. Segundo o chefe militar, os benefícios sociais posteriores a implementação do sistema superaram as expectativas.
O General de Brigada, Rui Yutaka Matsuda, à frente da Brigada do Mato Grosso do Sul, de onde o sistema se iniciou, participou do ato de inauguração e d uma conferência sobre o tema no Teatro Guaporé de Porto Velho (capital de Rondônia) no qual se colocou em marcha a nova etapa do Sisfron.
Tradução do espanhol: Comunicação ABIMDE
Servicio al Miembro
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CP: 01401900