ABIMDE
O primeiro avião de combate AF-1B (ou M) entregue à Marinha do Brasil, aeronave modernizada pela EMBRAER Defesa e Segurança (EDS), iniciou o programa de instrução em Maxaranguape (RN) que inclui qualificação e adestramento para emprego ar-solo, bem como qualificação em apoio aéreo aproximado, formatura básica e procedimentos para lançamento de mísseis e bombas. De acordo com a MB, o programa irá até a próxima sexta-feira.
"A Força Aérea Brasileira possui um estande de tiro em Maxaranguape, local dominado pelas melhores condições para operações ar-solo. Com uma área ampla, plana e sem população em volta, a região está dotada de uma raia de tiro muito bem delineada. Um cenário muito propício ao treinamento", descreveu o comandante do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, capitão-de-fragata Emerson Gaio Roberto.
O programa de modernização dos AF-1 inclui adequação do sistema de geração de energia, instalação de novo radar, sistema de navegação e capacitação para emprego de novos armamentos e sensores de detecção. "Com a instalação de novos radares, foi ampliada a capacidade de combate aéreo. Foi um grande incremento para a Marinha e para o Brasil", destacou o capitão-de-fragata Gaio.
Servicio al Miembro
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CP: 01401900