SIMDE vai criar Fórum de Segurança da Baixada do Rio de Janeiro

Fonte: Defesa e Segurança 24/05/2018

Preocupado com problemas enfrentados pela indústria de defesa na Baixada do Rio de Janeiro, o Sindicato da Indústria dos Materiais de Defesa (Simde) anunciou a criação do Fórum da Segurança da Baixada. Uma das primeiras ações previstas será a promoção de debates com pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro para tratar do tema.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, morreu mais gente na Baixada em 2017 do que na capital (2.301contra 2.131), mesmo o Rio tendo população 70% maior. “Como resultado está o êxodo de empresas e menos investimento na região”, disse Carlos Erane Aguiar, presidente do Simde.

De acordo com o Simde, a previsão é de que o trabalho do Fórum comece já no mês de junho. A Baixada Fluminense é composta pelos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita. Entre as indústrias de defesa instaladas no município estão a ARES (Aeroespacial e Defesa), Condor Não Letais e Vertical do Ponto (Indústria e Comércio de Paraquedas).

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança