Plenária ABIMDE/SIMDE recebe Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército

Fonte: Abimde 10/07/2018

No último dia 03 de julho foi realizada a Reunião Plenária ABIMDE/SIMDE na sede do Comando do 8º Distrito Naval. A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Associação, Frederico Aguiar, que deu boas-vindas aos palestrantes.


O primeiro palestrante foi o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, que falou sobre o papel e o funcionamento do Estado-Maior; a Política Estratégica do órgão (o que fazer, objetivos nacionais de Defesa, como fazer, diretrizes); o organograma e o SISCOMIS (Sistema de Comunicações Militares por Satélite).

O Almirante destacou ainda os impactos da greve dos caminhoneiros e a chamada Operação São Cristóvão, que, com apoio das Forças Armadas, teve como missão traçar orientações e estabelecer prioridades para controlar a crise no país e que teve como consequência, entre outras, centenas de pontos de concentração/ bloqueios; aeroportos sem combustível, postos desabastecidos e hospitais sem insumos básicos.

 

“A greve dos caminhoneiros foi uma oportunidade de o país verificar as diversas deficiências na infraestrutura logística, mas também demonstrou que é possível buscar soluções. Ressalto o esforço conjunto, integrado de profissionais de diversos órgãos governamentais que deram o máximo para que as respostas adequadas fossem dadas”, afirmou o Almirante. Foi abordada também a problemática dos refugiados, sobretudo os oriundos da Venezuela, e todo o trabalho de planejamento, logística e assistência humanitária coordenado pelo Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.

 

Na sequência, o Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, General de Divisão, Luciano José Penna, fez sua apresentação mostrando o trabalho do Exército em relação aos produtos controlados.

 

O General apresentou o rol de produtos dessa categoria, como armas de fogo, munição, armas de eletrochoque, pirotécnicos, explosivos e outros. Foi apresentada ainda a Cadeira de Valor do SISFPC (Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados); o levantamento dos pontos de melhoria dentro de uma avaliação estratégica; a estrutura do Centro de Controle dos produtos; as operações já realizadas e as previstas para 2018; as prioridades da estrutura reguladora, como implantação do novo regulamento, atualização da legislação existente, melhorias nos processos de atendimento ao usuário, implantação de novos processos de avaliação técnica e acreditação de laboratórios.

 

Segundo ele, a visão de futuro do órgão até 2022 é: “ser capaz de supervisionar as atividades de fiscalização dos produtos com total de efetividade, agilidade e transparência, de modo a ser reconhecida pela sociedade como instituição essencial para garantir a segurança nacional e a tranquilidade pública”.

 

O presidente da ABIMDE, Frederico Aguiar, colocou a Associação e suas empresas à disposição dos órgãos palestrantes para contribuir em projetos e missões e ressaltou a importância, levantada por vários presentes, de um atendimento diferenciado para as empresas do setor de defesa e segurança.

 

Ao final da reunião, o presidente da ABIMDE, Frederico Aguiar, entregou uma placa comemorativa da ABIMDE/SIMDE ao Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, em agradecimento aos relevantes serviços prestados à base industrial de defesa e ao Brasil.

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança