MEDIDAS VIABILIZADORAS

Revisão maio 2018

Tema 09

Logística e Mobilização

09.1 Sistema de Catalogação de Defesa

Ampliação da atuação do Sistema de Catalogação de Defesa (Siscade) no universo da BID, promovendo a disseminação da organização conceitual e tecnológica do sistema e orientando as empresas quanto ao cumprimento da cláusula de catalogação hoje existente em todos os contratos de obtenção de produtos e sistemas de defesa. Isto permitirá não apenas a visibilidade para a motivação de compras governamentais, mas, principalmente, a visibilidade para a Mobilização Nacional.

 

09.2 Gestão do Ciclo de Vida

Orientação às empresas da BID sobre a metodologia da gestão do ciclo de vida de sistemas, prontificada pelo MD, visando o estabelecimento de ambiente adequado de gestão dos investimentos públicos e de integração da base industrial aos programas e processos de obtenção, sob as óticas de disponibilidade, qualidade, desempenho, prazos e transparência de custos.

 

0 9.3 Apoio Logístico Integrado

Desenvolvimento, no âmbito da BID (de forma vinculada aos requisitos logísticos definidos nos contratos de obtenção de sistemas e produtos de defesa e segurança), da compreensão e da preparação da indústria de defesa e segurança para aplicação da metodologia do Apoio Logístico Integrado (ALI), como instrumento de efetividade logística na busca da otimização da razão custos versus disponibilidade dos sistemas e produtos obtidos.

 

09.4 Testes e Avaliações

Criação de mecanismos que garantam, às empresas e instituições da BID, acesso privilegiado às estruturas governamentais, civis e militares, destinadas aos testes e avaliações de produtos e sistemas. Tais mecanismos agirão como forte incentivo para que os testes e avaliações dos produtos de defesa e segurança sejam iniciados ainda na fase de desenvolvimento, aumentando suas chances de sucesso, e não apenas quando já estiverem prontos para o serviço.