MEDIDAS VIABILIZADORAS

Revisão maio 2018

Tema 07

Cadeia Produtiva

07.1 Mapeamento da Cadeia Produtiva

Ampliação das facilidades de catalogação para toda a cadeia produtiva da BID, contribuindo para seu correto mapeamento e para a geração do conhecimento necessário à sua efetiva utilização e proteção.

 

07.2 Diagnóstico da Cadeia Produtiva

Desenvolvimento, no âmbito do MD, de um repositório de conhecimento sobre a cadeia produtiva da BID que permita seu diagnóstico continuado. Utilização de arquitetura que tenha como núcleo a estrutura do Sistema de Catalogação de Defesa (Siscade) e contemple, também, fluxos de dados produzidos pelos demais sistemas públicos e privados que possam contribuir para a formação de um ambiente de inteligência da BID.

 

07.3 Adensamento e Aperfeiçoamento

Promoção do adensamento da cadeia produtiva, da auto-organização dos fatores de produção e da distribuição geográfica da cadeia de produção (reforçando efeitos multiplicadores, ganhos de escala, aumento da produtividade e redução de custos) a partir de seu mapeamento, do diagnóstico e da mensuração da intensidade das relações de produção intersetoriais.

 

07.4 Aumento das EED

Incentivo às empresas pertencentes à cadeia produtiva da BID (fornecedoras de insumos, bens e serviços nos processos produtivos) para que busquem a condição de Empresa Estratégica de Defesa e, desta maneira, possam pleitear o benefício do Retid e de outros incentivos (competitivos, creditícios ou financeiros) que venham a ser estabelecidos.

 

07.5 Apoio à Nacionalização

Estabelecimento de programas de apoio à nacionalização e ao desenvolvimento de insumos, bens e serviços componentes dos processos produtivos do setor de defesa e segurança, como também as tecnologias aplicadas (identificados por meio do mapeamento das cadeias produtivas da BID e do conhecimento do detalhamento do produto que a catalogação permite atingir), ponderando condições mercadológicas, tecnológicas, econômicas, financeiras, industriais e outras.