MEDIDAS VIABILIZADORAS

Revisão maio 2018

Prefácio

A sociedade brasileira, hoje, tem a consciência da importância do setor de defesa e segurança para o desenvolvimento do país e para o pleno exercício da cidadania.

 

Nesse sentido, faz-se necessária uma forte base industrial que contemple a manufatura e a inteligência.  Esse tem sido o caminho percorrido pelas grandes potências mundiais e é uma rota que o Brasil precisa continuar a perseguir.

 

Com o objetivo de fortalecer a Base de Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, a ABIMDE e o SIMDE estão lançando uma edição revisada das Medidas Viabilizadoras, um documento dinâmico, escrito inicialmente em 2011, revisado em 2013 e agora atualizado por um grupo ad hoc constituído especialmente para essa finalidade.

 

Elaborado para unificar a pauta setorial, ele tem por objetivo criar as condições estruturais para o desenvolvimento sustentável e continuado da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, tanto do seu contingente industrial, como de sua face de engenharia, conhecimento, serviços, ciência, tecnologia e inovação.

 

Frederico Aguiar

Presidente da ABIMDE

Carlos Erane Aguiar

Presidente do SIMDE