MEDIDAS VIABILIZADORAS

Revisão maio 2018

Apresentação

A reestruturação e o fortalecimento da Base Científica, Tecnológica, Industrial e Logística, Nacional, de Defesa e Segurança - BID é um dos objetivos do Ministério da Defesa, criado em 1999, do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, criado em 2018, da Política Nacional de Defesa - PND, da Estratégia Nacional de Defesa – END, do Livro Branco da Defesa Nacional – LBDN e da Política Nacional da Indústria de Defesa – PNID.

Para que esse objetivo seja atingido, medidas viabilizadoras são necessárias. Este documento, publicado inicialmente em outubro de 2011, atualizado em novembro de 2013, e agora novamente atualizado, lista as medidas que devem ser tomadas em conjunto pelo governo, pelo legislativo, pela indústria e pela sociedade em geral.

As medidas listadas refletem o pensamento da BID e resultam do trabalho conjunto realizado por representantes da Associação Brasileira de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), do Departamento da Indústria de Defesa e Segurança da FIESP (COMDEFESA) e do Fórum Setorial de Defesa da FIRJAN (FSD).

Também conhecida como Indústria Brasileira de Material de Defesa (como consta da END) e Base Industrial de Defesa (como consta da PNID).